Facebook e Instagram vão identificar publicações com fake news

O Facebook divulgou nesta segunda-feira (21) um novo pacote de recursos e a modernização de suas políticas direcionadas ao combate à disseminação de fake news. A partir de agora, a plataforma vai identificar com mais clareza para os usuários quaisquer materiais com conteúdos falsos ou controlados por órgãos estatais.

Fotos e vídeos falsos ou parcialmente falsos, inclusive stories do Instagram, serão marcados com etiquetas na parte superior, junto a um link com a explicação de um checador de fatos independente. Se alguém tentar compartilhar postagens categorizadas como falsas no Facebook ou no Instagram, um pop-up será exibido indicando a classificação de "informação falsa".

Para trazer mais transparência, a rede social também vai adicionar informações sobre proprietários de páginas no Facebook. Em uma nova guia denominada "Organizações que gerenciam esta página", os usuários terão acesso a nome legal, cidade, número de telefone e site das empresas que mantêm determinada página. Além disso, a partir do próximo mês, jornais "que estão total ou parcialmente sob o controle editorial de seu governo" serão rotulados como "mídia controlada pelo Estado".

 

Eleições mais seguras

A plataforma também anunciou medidas para fortalecer a segurança e a informação durante processos eleitorais. Uma delas é o Facebook Protect, que consiste em um conjunto de recursos para proteger as contas de candidatos nas eleições. "Os participantes deverão ativar a autenticação de dois fatores e suas contas serão monitoradas quanto a indícios de ataques hackers, como tentativas de login em locais incomuns ou dispositivos não verificados", afirma o Facebook.

Outra ferramenta, ainda restrita à eleição presidencial dos Estados Unidos em 2020, permitirá que os usuários acompanhem os gastos dos candidatos no Facebook, incluindo novos detalhes, como gastos estaduais e regionais e pesquisa por dados de publicidade. A empresa também vai proibir anúncios que sugerem que desestimulam a votação de alguma forma.

 

Gigante pressionada

As medidas são anunciadas logo após o Facebook decretar que não vai enviar propagandas políticas a checadores de fatos, o que gerou uma enorme insatisfação na opinião popular. A empresa manteve essa decisão hoje, mas agiu para rotular com mais destaque qualquer conteúdo sem fins publicitários classificado como falso. Em paralelo, a empresa removeu quatro redes de contas baseadas no Irã e na Rússia, que enganavam os usuários sobre suas identidades e postavam notícias políticas inflamadas.

As mudanças na plataforma não foram a única iniciativa no sentido de derrotar as fake news. O Facebook também revelou um gasto de US$ 2 milhões em esforços de alfabetização midiática. "Esses projetos variam de programas de treinamento [...], até a expansão de um programa piloto que reúne idosos e estudantes do ensino médio para aprender sobre segurança online e conhecimento de mídia, ou eventos públicos em livrarias, centros comunitários e bibliotecas", afirmou a empresa.

 

Fonte: olhardigital.com.br - 22/10/2019

Cotações e Índices

Moedas - 25/05/2020 11:29:27
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 5,455
  • 5,458
  • Paralelo
  • 5,100
  • 5,602
  • Turismo
  • 5,430
  • 5,750
  • Euro
  • 5,943
  • 5,945
  • Iene
  • 0,051
  • 0,051
  • Franco
  • 5,616
  • 5,618
  • Libra
  • 6,651
  • 6,655
  • Ouro
  • 310,490
  •  
Mensal - 04/03/2020
  • Índices
  • Jan/20
  • Dez/19
  • Inpc/Ibge
  • 0,19
  • 1,22
  • Ipc/Fipe
  • 0,29
  • 0,94
  • Ipc/Fgv
  • 0,59
  • 0,77
  • Igp-m/Fgv
  • 0,48
  • 2,09
  • Igp-di/Fgv
  • 0,09
  • 1,74
  • Selic
  • 0,38
  • 0,37
  • Poupança
  • 0,05
  • 0,05
  • TJLP
  • 5,09
  • 5,57
  • TR
  • -
  • -

Agendas Tributárias

  • 25/Maio/2020 – 2ª Feira.
  • ICMS.

Mendonça Contabilidade Ltda
Rua Vilaça 374 3º Andar Sala 304, Centro, São José dos Campos SP   
Fone 12. 3925-0433
atendimento@mendoncasjc.com.br
Desenvolvido pela TBr Web
( XHTML / CSS )